Desde 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para a conscientização sobre a hanseníase e a cor roxa para pontuar as campanhas educativas sobre a doença que ainda é vista com muito preconceito e desinformação.
PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS
A sensibilidade pode estar diminuída, ou seja, na região não há distinção entre o calor e o frio. Posteriormente há a diminuição da sensibilidade dolorosa (“não dói”) e da sensibilidade tátil (“não é sensível ao toque”). Além disso, pode haver: áreas com diminuição de pelos e suor; dor; sensação de choque e formigamento nos braços e pernas; e, diminuição da força muscular.
TRATAMENTO
O tratamento da hanseníase é gratuito, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível na UBS. Além disso, o tratamento é ambulatorial, ou seja, não precisa de internação hospitalar, e é feito com antibióticos em comprimidos, com duração média entre 6 a 12 meses, com acompanhamento na UBS. Logo no início do tratamento a doença não é mais transmitida, evidenciando a necessidade de diagnosticar e tratar rapidamente o paciente, tanto para prevenir complicações, quanto para evitar a transmissão. Não se deve fazer qualquer tipo de isolamento ou algo parecido.
Em caso de dúvidas procure a UBS mais perto do seu domicílio.
PREFEITURA DE JUVENÍLIA – Presente com trabalho, futuro com progresso.




