Prefeitura capacita pedreiros para a construção dos Telhadões

Numa parceria entre a Prefeitura de Juvenília e o Consórcio Intermunicipal Norte Mineiro de Desenvolvimento Regional dos Vales do Carinhanha, Cochá, Peruaçu, Japoré e São Francisco – CIMVALES, 18 pedreiros da sede, Lote Grande, Lageado e Bananeira, estão passando por uma capacitação para a construção dos “Telhadões”, tecnologia social que será implantada do município, com a ajuda do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e que permite captar e armazenar até 25 mil litros de água da chuva, e na falta dessa, possibilita o armazenamento de água transportada via carros pipa.

A Capacitação está sendo realizada no sítio do produtor rural José Henrique Silva, mais conhecido como Zé Lageado. Ele será o primeiro beneficiário a ser contemplado nesta fase, que irá atender 61 famílias com esta tecnologia social, nas comunidades de Lote Grande, Cabeça do Boi, Assentamento Cantinho do Céu, Bananeira e Lageado.

O CIMVALES irá investir aproximadamente 2 milhões de reais em Tecnologias Sociais, cujo principal objetivo é melhorar a qualidade de vida da população rural de baixa renda, onde o acesso à água é insuficiente, e em muitos casos inexistente.
As obras serão executadas pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento – ABMinas, e irá utilizar apenas mão de obra local.

Serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente e por um Técnico vistoriador do CIMVALES.

Para isso o prefeito Rômulo Carneiro teve que honrar as dívidas do município deixadas pela a Administração anterior, cujos valores significativos foram parcelados.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Antônio Santos Silva, diz que com esta ação a Prefeitura trabalha em busca de inovação e estruturação para um melhor trabalho no campo.

– Nossa intenção é introduzir experiências inéditas com a implantação de novas tecnologias, que contribuem para fomentar, fortalecer e consolidar a produção da cadeia produtiva do homem do campo, diz o secretário.