Prefeitura capacita funcionários para realizar exames de leshimaniose

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em Leishmaniose e sabe que se trata de uma doença que pode afetar os cães. Mas, você sabia que os seres humanos também podem ser infectados pelo mosquito-palha, transmissor da leishmaniose visceral?

Pensando no bem estar e na saúde da população e também dos animais, a Prefeitura de Juvenília, por meio do Setor de Epidemiologia, realizou treinamento para capacitar os agentes epidemiológicos a fazerem exames de leshimaniose em animais.

Esse tipo de exame nunca tinha sido realizado no município. A Prefeitura conseguiu trazer um técnico da Gerência Regional de Saúde – GRS de Januária para fazer o treinamento e capacitação dos funcionários.

O primeiro local atendido foi a comunidade de Lageado, onde foram realizados exames nos animais.

De acordo com o Chefe do Setor de Epidemiologia, Rodrigo Marinho, foi coletado sangue dos cachorros com suspeita da doença e ainda foram colocadas armadilhas, em pontos estratégicos, para capturar mosquitos causadores da doença.

– O trabalho irá continuar no Lageado até que todos os cachorros sejam examinados. Iremos também e todos os locais onde existem casos suspeitos da doença, disse Rodrigo.

Ao contrário do que muitos pensam, a Leishmaniose Visceral não é contagiosa, nem transmitida diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para o outro e, tampouco dos animais para as pessoas. A transmissão ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Esse inseto vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares úmidos, escuros e com acúmulo de lixo. Portanto, é preciso manter limpos a casa e, principalmente, o quintal; cuidar da saúde dos animais de estimação e, claro, procurar a unidade de saúde caso apresente sintomas como emagrecimento, febre, dor abdominal, palidez, fraqueza, falta de apetite, aumento do baço e do fígado, sangramentos na boca e nos intestinos, diarreia, anemia, problemas respiratórios e comprometimento da medula óssea. Isso porque, em mais de 90% dos casos, a Leishmaniose pode levar à morte.

O cão, no início dos sintomas apresenta perda de pelo na região do focinho, ao redor dos olhos e orelhas com descamação, emagrecimento, crescimento das unhas e feridas pelo corpo. Se o seu cão apresenta alguns destes sintomas ele pode estar com leishmaniose. Mas é necessária a confirmação através do exame sorológico.

Cuide do seu animal. Se notar algum destes sintomas, chame um agente do Setor de Epidemiologia.