Fóruns Regionais do Governo de MG

Prefeito Rômulo Carneiro e vereador Marlon Dourado, do município de Juvenília, são eleitos representantes do Microterritório de Manga nos Fóruns Regionais do Governo de MG.

O Governo de Minas Gerais dividiu o Estado em 17 partes, separadas por suas diferentes características e criou o conceito de Território de Desenvolvimento. Em cada um desses Territórios foi instalado um Fórum Regional, com reuniões presenciais que irão contribuir continuamente para o planejamento das ações de governo. Um novo modelo de gestão no Estado, ouvindo e dialogando com a sociedade para buscar as melhores soluções para a população.

– O governo quer reafirmar sua presença nas regiões, conversar com os cidadãos, com as lideranças locais, consolidando sua política pública de participação popular, afirma Fernando Tadeu David, subsecretário dos Fóruns Regionais da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais – Seedif.

Nesta terça-feira (31) foram realizadas, no município de Juvenília, as eleições dos representantes, titular e suplente, dos Poderes Legislativo e Executivo que responderão pelas Câmaras Municipais e Prefeituras do Microterritório de Manga, visando compor o Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais de Governo.

Estiveram presentes e participaram das eleições prefeitos, vices, vereadores e/ou representantes dos municípios de Juvenília, Montalvânia, Manga, Miravânia e São João das Missões. O município de Matias Cardoso também faz parte do Microterritório, mas não enviou representantes.

Do Poder Executivo foi escolhido, por aclamação, o prefeito de Juvenília, Rômulo Carneiro, ficando o prefeito de Manga, Joaquim de Oliveira Sá Filho, o Quinquinha, como suplente.

Representando o Poder Legislativo foi escolhido, também por aclamação, o vereador de Juvenília, Marlon Dorado Lima, a suplente foi a vereadora de Manga, Cassília Rodrigues de Souza.
Os eleitos vão ocupar a vaga nos Colegiados Executivos até o final de 2018.

A recomposição do colegiado é uma das primeiras ações dos Fóruns Regionais de Governo neste ano de 2017.

– Ocupar este espaço é uma tarefa muito importante, pois nos colegiados dos fóruns são apresentadas diversas solicitações dos prefeitos e vereadores para os microterritórios, destaca o subsecretário dos Fóruns Regionais.

Para o prefeito de Juvenília, Rômulo Carneiro, os Fóruns Regionais são importantes mecanismos de consulta popular que demonstra o olhar regionalizado do Governo e a sua disposição de ouvir o cidadão.